sexta-feira, 18 de maio de 2012

BRASÍLIA de A a Z: O OLHAR DE TRÊS GERAÇÕES¹




SÉCULO XXI

Pai e filho visitam pela primeira vez a Capital Federal fundada em 1960. Para chegar ao destino, percorrem a cidade numa corrida de táxi. No caminho, descobrem uma Brasília cheia de histórias. E você também é convidado a conhecê-la. Bom passeio.
(...)

EIXÃO

Entre o Eixão e os Eixinhos, floram os ipês-amarelos, enchendo de cores os olhos dos dois visitantes. Durante todo o ano, o Eixão ganha um colorido diferente. A cada mês floram: barrigudas, mangueiras, bougainvílea, ipês-roxos e flamboiãs entre outras árvores de grande porte.
- Todo domingo o Eixão é fechado aos carros para que a população possa caminhar, correr, pedalar e se divertir, praticando um pouco de esporte. É que a pista margeia grande parte dos apartamentos de Brasília – informa Bernardo, o taxista. (...)

- E como se faz para atravessar de um lado para o outro sem cruzar o Eixão? – pergunta Marcos, interessado pela engenharia de trânsito da cidade.
- A partir dos Eixinhos, a gente trafega pelas Tesourinhas e passa por baixo do Eixão.
Então o pai se lembra de perguntar ao taxista:
- É verdade que por aqui todo motorista para na ...

FAIXA DE PEDESTRES?

- É sim, senhor. Brasília é conhecida no Brasil inteiro por essa atitude. Basta o pedestre fazer o sinal de segurança para que os carros parem antes da faixa, dando preferência para o cidadão.

_______________________________________________
¹ TINO FREITAS. Brasília de A a Z: o olhar de três gerações. Ilustração, Kleber Sales. São Paulo: Editora Salesiana, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário